Leia isto antes de comprar massageador eletrico(2)

Principais recursos da pistola de massagem
O preço das armas de massageador eletrico varia de menos de US $ 100 a várias centenas de dólares. Modelos mais sofisticados e personalizáveis, diz Davé, normalmente custam mais. Embora Sherry diga que marcas mais baratas ou falsificadas provavelmente não farão mal a você, elas podem não corresponder à intensidade de outros modelos.

massageador eletrico

Aqui estão alguns recursos principais que os especialistas recomendam procurar quando você compra uma pistola de massagem:

Configurações de velocidade: Nem todos os grupos musculares podem suportar a mesma pressão. Essa é uma das razões pelas quais as configurações de energia ajustáveis são um recurso importante, de acordo com Gangstad. Por exemplo, você pode querer usar uma configuração mais baixa em pontos mais sensíveis, como a panturrilha, e uma pressão mais alta em músculos grandes, como os isquiotibiais.
Ergonomia: Procure uma arma que permita alcançar facilmente as áreas que deseja massagear, sugere Gangstad, para que você não precise contorcer o corpo. Em nossas avaliações, descobrimos que dispositivos com empunhadura triangular ou em formato de triângulo parcial tendem a ter melhor desempenho em medidas de ergonomia, diz Paul Ritchey, DrPH, especialista em fatores humanos e ergonomia no programa de Pesquisa de Experiência do Consumidor e Usabilidade da CR. Para ter certeza de que você realmente gosta de usar a arma, Davé recomenda ir a uma loja onde você possa segurar o massageador nas mãos.
Profundidade do golpe: Sherry sugere considerar a profundidade do golpe ou “amplitude” do massageador. “Um massageador mais barato que você pode comprar no supermercado pode atingir 1/60 da profundidade [de um massageador de última geração]”, diz Sherry.
Facilidade de uso: embora alguns consumidores sejam atraídos por armas de percussão com sinos e assobios, como telas chamativas e aplicativos complementares, Davé diz que é importante escolher um modelo que você saiba usar. “Se não for fácil de usar”, diz ele, “isso desencoraja as pessoas de usá-lo”.
Personalização: Escolher uma pistola de massagem com várias cabeças removíveis é outra maneira de garantir versatilidade, diz Davé. Por exemplo, um acessório de “bala” pode funcionar bem para um ponto-gatilho muito focal, como sobre o músculo trapézio (área dos ombros). Um acessório de “garfo” é melhor para uma região muscular, como a panturrilha ou o grupo de músculos isquiotibiais. As cabeças arredondadas às vezes vêm em tamanhos diferentes; Davé diz que os músculos glúteos podem se sair melhor com uma opção média ou maior. Cabeças mais macias são apropriadas para áreas sensíveis.
Portabilidade: As pistolas de massagem podem pesar de pouco mais de meio quilo a vários quilos, diz Davé. Se você planeja viajar com sua pistola de massagem, você pode optar por uma opção mais leve.
Como usar uma pistola de massagem com segurança
Primeiro, identifique a área muscular específica que você deseja atingir. Ligue a pistola de massagem e mova-a lenta e suavemente pela área em movimentos de vaivém, aplicando mais pressão conforme necessário.

Davé diz que normalmente entre 6 a 10 minutos é suficiente. “Em geral, comece devagar e vá devagar”, acrescenta. “Ouça o seu corpo e pare imediatamente se sentir alguma dor.” A superestimulação do músculo pode causar danos, hematomas e, em casos graves, rabdomiólise (a ruptura aguda do tecido muscular).

Sempre faça o possível para vibrar o massageador apenas sobre os músculos. Evite articulações e ossos, principalmente se tiver algum tipo de artrite. Nunca é uma boa ideia usar uma pistola de massagem diretamente sobre qualquer parte da coluna, acrescenta Fredericson, incluindo o pescoço. Se essa área estiver dolorida, Gangstad recomenda usar a arma na parte superior do trapézio, o grande pedaço de músculo acima dos ombros.

Pessoas com dor crônica também precisam ter cuidado redobrado com a massagem percussiva. Fredericson diz que a pressão profunda pode causar aumento da dor, especialmente em pessoas com fibromialgia. E se um músculo estiver particularmente dolorido, seja por causa de um treino ou de tensão relacionada ao estresse, não exagere na pressão. “Esse músculo só ficará mais tenso se sentir muita dor”, diz Gangstad.

Certas condições médicas também podem tornar o uso de pistolas de massagem inseguras em áreas específicas. Por exemplo, Sherry diz que pessoas com baixa densidade óssea devem proceder com cautela. Davé acrescenta que é fundamental evitar o uso de pistola de massagem perto de feridas cirúrgicas, em áreas com trombose venosa profunda (geralmente indicada por inchaço, dor e calor) ou perto de marca-passo ou qualquer outro tipo de hardware implantado. Grávidas também devem evitar o uso de pistolas de massagem, aconselha Davé. E nunca devem ser usados para tratar a síndrome do túnel do carpo, fraturas por estresse ou inflamação aguda.

Se a sua pistola de massagem estiver causando dor ou piorando as coisas, Sherry sugere consultar um profissional médico, que pode descartar qualquer problema.

E se você tiver dúvidas se uma pistola de massagem é adequada para você, converse com seu médico antes de comprar uma. Se o seu médico incentivar a massagem percussiva, você poderá obter ajuda extra de um massoterapeuta ou fisioterapeuta. “Trabalhar com um profissional treinado para aprender como usá-los de maneira mais eficaz para sua condição pode ser útil e reduzir o risco de se machucar”, diz Sherry.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *